quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Jornalismo Rasca

Quem não seja um adepto fervoroso de futebol e veja a capa do jornal A Bola de hoje pensará qualquer coisa como: "Ena o Benfica vai jogar na Champions contra uma das melhores equipas do mundo... um tal de Hertha... hummm... e o FCP jogou ontem... e venceu... deixa ver... as letras estão tão pequenas... nos oitavos da Champions... contra o... ARSENAL!"

Embora esta seja uma prática usual desse jornal, já satirizada por um seu colunista, Zé Diogo, não consigo ficar indiferente. E a razão principal de não conseguir ignorar a situação nem é ver um jornal ser tão tendencioso. É verificar que uma boa parte da classe jornalística perdeu definitivamente a vergonha. E o mais grave é que o mesmo acontece em muitos órgãos de comunicação social muito mais relevantes e que influenciam directamente as nossas vidas.

Será que os jornalistas ainda não perceberam o poder que têm sobre a nossa sociedade, a capacidade que têm para a motivar a avançar e melhorar o que está mal, mas com espírito positivo. Infelizmente o que se vê é o contrário, um rolo compressor deprimente que apenas nos leva a não acreditar na nossa capacidade de reinventar o futuro. Ou será que perceberam, o que torna a situação muito, mas muito mais preocupante?

No final tudo se resume a duas coisa: vendas e proveitos. O que interessa é vender, independentemente da verdade ou das consequências. E se, com as notícias que se dão, ainda se obtiverem alguns proveitos adicionais... tanto melhor.

Termino dizendo-vos, aos que se sentirem atingidos: tenho pena de vocês...

1 comentário:

  1. Pois... sabes, tudo começou quando os jornalistas deixaram de dar notícias para as começarem a vender... isso faz toda a diferença. Agora há ainda alguns que fazem mais... começam a comentar. Como se fosse possível manter a imparcialidade exigida a um jornalista quando o mesmo comenta e apresenta consecutivamente a sua opinião ao mesmo tempo que "noticia".
    Só não concordo contigo numa coisa... é que o Benfica é o Benfica! E contra isso nada feito! Mas não tenhas pena de mim :)

    ResponderEliminar