quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Madiba

Fomos ontem ver Invictus, mais um grande filme de Clint Eastwood e uma interpretação memorável de Morgan Freeman. Para além de ter gostado muito do filme, o que mais me impressionou foi ver mais uma prova da influência que uma única pessoa pode ter no destino duma nação... Madiba (Mandela) é, basicamente, um inspirador. Através de actos e palavras conseguiu levar um povo revoltado e miserável a acreditar que a vingança contra o antigo opressor não levaria a nada de positivo. Percebeu que, por vezes, é através de assuntos aparentemente insignificantes que se resolvem os grandes problemas (vejam o filme e perceberão ;) ). E, mesmo com todos os problemas que conhecemos, fez da África do Sul uma democracia.

E eis que comecei a pensar... como seria Portugal se tivesse um líder assim? Alguém alguma vez se sentiu inspirado por algum governante? Eu não... há alguns que sempre me dão algum alento, outros que, com os seus discursos miserabilistas, me dão vontade de imigrar, mas verdadeiros momentos inspiradores... não, nunca me foram proporcionados por nenhum.

Já quando ouvi o discurso de vitória de Obama, senti-me inspirado, com vontade de fazer mais e melhor. Só espero que ele seja bem sucedido, para o bem de todos nós...

1 comentário:

  1. Para quem não é tão novo...

    Momentos inspiradores, em Portugal? Sim, Vasco Gonçalves, 1975, às vezes, foi Madiba. E Maria de Lurdes Pintassilgo, também. Tinham uma visão, um sonho, do que seria bom para os Portugueses. Mesmo que se enganassem, queriam.Por isso foram tão caluniados.

    ResponderEliminar