quarta-feira, 3 de março de 2010

Inveja... coisa feia...

Hoje, provavelmente por causa do jogo que a nossa grande Selecção vai realizar com a China daqui a pouco, lembrei-me dum comentário que fiz no jornal Record, numa altura em que se diziam cobras e lagartos da equipa nacional, do seleccionador e, em especial, do Cristiano Ronaldo. Esse comentário foi feito a uma crónica de José António Saraiva. Fui ao "baú" do meu Mac, reli-o, e aqui vai na íntegra pois, na sua essência, continua 100% actual.

Esta crónica, que até começa bem e de forma inteligente com a defesa da "Era Scolari", termina num tom que me entristece e que demonstra a pequenez de espírito que não nos tem permitido ir mais além no contexto global. Assiste-se neste momento a um ataque cerrado, que tem tanto de infame como de absurdo, a um símbolo nacional: Cristiano Ronaldo. Mas afinal quantas pessoas de outras áreas têm a categoria, o reconhecimento e a projecção internacional do CR? Quantos portugueses são tão bons na sua profissão como ele é no futebol? Não seria normal todos os portugueses ficarem felizes por ele SER o melhor do mundo? Eu até percebo que algumas pessoas se sintam tristes e deprimidas por saberem que NUNCA poderão alcançar tamanho patamar, mas isso não justifica que tentem denegrir de forma absurda a imagem dos que o conseguem fazer. Mas ainda há esperança. Sou Prof. Universitário há mais de 10 anos e a ambição, pensamento positivo e criatividade de muitos dos meus alunos faz-me acreditar num país mais positivo, criativo e que celebra o sucesso, o profissionalismo e a excelência.

PS. E não é que o CR foi mesmo considerado o Melhor do Mundo nesse ano? Se calhar, se a votação fosse feita pelos pseudo-intelectuais que pululam na nossa comunicação social o resultado teria sido outro... mas, felizmente para Portugal, quem vota percebe de futebol.

Sem comentários:

Enviar um comentário